enfermagem do trabalho

Quem é Sadro Furtado ?

Sandro c. furtado: Jovem de 28 anos, solteiro pai de dois filhos.

Trabalhei por sete anos como auxiliar de cozinha, meu primeiro contato com esta profissão foi na (Fundação Santa casa de Misericórdia de Belém do Pará).

Onde comecei na área de higienização dos equipamentos de produção, e logo fui escalado ao pré-preparo.

Do ano de 2006 a 2010, trabalhei em alguns restaurantes da grande Belém, recebi treinamento para otimizar a produção, técnicas de estoque, motivação para produzir mais em menos tempo, porém com relação a saúde do trabalho, vim conhecer ao iniciar um curso de técnico em enfermagem no ano de 2008, e com essas informações trago através desta mídia, minha contribuição para a sociedade em especial para todos os colaboradores de UAN’s .

1º O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É uma área de engenharia e de medicina do trabalho cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.
No Brasil, um dos instrumentos de gestão da segurança do trabalho é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).[1] Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4).[2] Essa norma estabelece as atribuições do SESMT e determina a sua composição de acordo com o grau de risco da atividade da empresa e a quantidade de empregados. Os profissionais que podem integrar o SESMT são os seguintes:
• Engenheiro de segurança do trabalho
• Médico do trabalho
• Técnico de segurança do trabalho
• Enfermeiro do trabalho
• Auxiliar de enfermagem do trabalho
Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:
• Prevenção de acidentes
• Promoção da saúde
• Prevenção de incêndios

• A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.A higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais.

Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.